Centenas de milhares de empresas no mundo todo usam sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) para ajudar a melhorar a visibilidade e a automação de operações financeiras e comerciais. Os sistemas ERP são um conjunto integrado de aplicativos que reúne finanças e contabilidade com outras áreas, como vendas e gestão do relacionamento com o cliente (CRM), operações de estoque e depósito, processamento e atendimento de pedidos, gestão de projetos e prestação de serviços. As empresas que adotam um sistema ERP no lugar de aplicações de negócios distintas e não conectadas, geralmente obtém melhor desempenho. Como resultado, as soluções de ERP permitem que as partes interessadas da empresa tomem decisões melhores e ajam mais rápido.
Quais empresas usam sistemas ERP?
Da manufatura à consultoria, do varejo ao desenvolvimento de software, os sistemas ERP sistemas de ERP ajudam empresas de diversos setores a simplificar os processos de negócios e tomar decisões baseadas em vários tipos de dados, desde gestão de estoque até de gestão de capital humano. O fator unificador em todas as implementações de ERP é uma gestão contábil e financeira sólida. As soluções de ERP funcionam como o sistema de registro para empresas que administram várias subsidiárias em diferentes regiões geográficas, cada qual com sua própria moeda e requisitos regulatórios. Porém, um sistema ERP flexível também oferece módulos e funcionalidades personalizados para empresas de acordo com o setor e as necessidades operacionais mais urgentes. Portanto, é provável que um fabricante tenha um sistema ERP que ofereça suporte à produção enxuta e ofereça recursos sólidos de gestão de estoque e cadeia de suprimentos. Uma empresa de consultoria ou um provedor de serviços financeiros, por sua vez, escolheria uma solução ERP que ofereça recursos robustos de automação para serviços profissionais, além de gestão de projetos e recursos.
Principais conclusões
- Os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) são usados por empresas de todos os tamanhos e que operam em diferentes setores ao redor do mundo.
- Independentemente do setor, os sistemas ERP oferecem às empresas recursos sólidos de relatórios financeiros e contábeis, juntamente com a automação de contas a pagar, faturamento e gestão de ativos fixos.
- Muitas empresas globais usam soluções de ERP para fornecer uma visão unificada do status do projeto, estoque, finanças e processos de negócios em várias subsidiárias e regiões geográficas.
- Empresas de setores como manufatura, varejo e distribuição por atacado usam a tecnologia ERP para uma gestão de estoque altamente eficaz e otimização da cadeia de suprimentos.
- As empresas de setores como consultoria, serviços de TI e serviços financeiros usam o ERP para gerenciar melhor os profissionais do conhecimento, acompanhar projetos e aproveitar a automação de serviços profissionais.
Empresas que se beneficiam com o uso de ERP
Os sistemas ERP oferecem grandes vantagens (opens in a new tab) para empresas de vários setores verticais. A lista a seguir mostra como o ERP aborda, com eficácia, desafios específicos da indústria em 15 setores diferentes. Além disso, ele fornece exemplos de uso (opens in a new tab) de empresas desses setores que aproveitaram o ERP para promover o crescimento e o sucesso nas organizações.
-
Consultoria
As empresas de consultoria podem aproveitar o ERP para estabelecer um sistema centralizado de registro não apenas para relatórios financeiros, mas também para direcionar a gestão de projetos, a administração e o uso de recursos e a gestão do fluxo de caixa. O ERP também facilita a automação de processos móveis de gestão e a aprovação de despesas para consultores em campo, além de facilitar o compartilhamento de documentos essenciais para os negócios e de propriedade intelectual. O mais importante é que o ERP permite que as empresas de consultoria tomem decisões baseadas em dados sobre a equipe para otimizar a alocação das competências certas de acordo com cada projeto, reduzindo o tempo de trabalho dos profissionais do conhecimento.
Estudo de caso: A Sensedia, fundada em 2007 em Campinas, São Paulo, é uma empresa referência internacional em soluções de APIs e micros serviços. Com operações em sete países e mais de 900 colaboradores, a Sensedia atende mais de 200 clientes de diversos setores, ajudando empresas a se tornarem mais digitais, conectadas e abertas.
Com sua rápida expansão internacional, a Sensedia enfrentava desafios operacionais crescentes, como a gestão de contratos e cobrança em diferentes regiões. A implementação do NetSuite OneWorld, com suporte da Ax4b Serviços de Informática, permitiu à empresa centralizar suas operações financeiras e automatizar processos críticos. O tempo de execução do processo de cobrança foi reduzido em 70%, enquanto o fechamento financeiro passou de sete para três dias.
Agora, a Sensedia utiliza o NetSuite para reduzir custos de TI, melhorar a eficiência e oferecer dados seguros e acessíveis em qualquer lugar. O próximo passo é implementar o módulo NetSuite Planning and Budgeting para aprimorar o controle e a previsibilidade financeira, garantindo decisões estratégicas mais precisas para expandir para novos mercados globais. -
Educação
As instituições educacionais, sejam elas universidades, escolas particulares ou empresas especializadas em educação, dependem dos sistemas ERP para gerenciar o recrutamento, as inscrições de alunos e os serviços de registro do ciclo de vida, além de manter o controle sobre os sistemas financeiros e centralizar os processos de negócios em uma solução unificada. Além disso, com o sistema ERP certo, as instituições educacionais podem gerenciar efetivamente a arrecadação de fundos e os relacionamentos com doadores, automatizando a aceitação e o rastreamento de doações pontuais e recorrentes.
Estudo de caso: Capabilia(opens in new tab),uma empresa de educação online fundada em 2016 com sede na Costa Rica e Argentina, oferece cursos e programas cocriados com empresas e universidades para reduzir lacunas de habilidades no mercado de trabalho. Com mais de 30.000 alunos em 136 países e um portfólio de 400 cursos, a empresa cresceu a dois dígitos em usuários e receita, impulsionada pela adoção de tecnologia durante a pandemia.
Para atender à crescente demanda e clientes internacionais, Capabilia substituiu o SAP Business One pelo NetSuite ERP. Implementada em menos de três meses, a solução automatizou processos, simplificou a geração de relatórios em tempo real e melhorou a eficiência operacional. Agora, a empresa realiza tarefas como faturamento, gestão de vendas e fluxo de caixa de forma ágil e confiável, economizando tempo e garantindo transparência para investidores e clientes. -
Serviços financeiros
Espera-se que as empresas de serviços financeiros operem com um nível rigoroso de visibilidade de suas operações financeiras e comerciais, de modo que a tecnologia ERP é uma opção óbvia, especialmente para esse setor. As empresas de serviços financeiros utilizam sistemas ERP para oferecer um nível robusto de controle sobre os processos contábeis, bem como os melhores recursos de geração de relatórios da categoria, que ajudam essas empresas a se manterem em sintonia com os auditores de conformidade que estão atentos ao que acontece no setor. Ao mesmo tempo, a tecnologia ERP oferece aos gerentes de negócios de serviços financeiros acesso em tempo real aos principais indicadores de desempenho (KPIs), como eficiência de processos, precisão de dados e conformidade e gestão de riscos, para que possam expandir seus negócios e atender os clientes com mais eficiência.
Estudo de caso: Fundada em 2019, a Nomad(opens in new tab) simplifica a vida financeira global dos brasileiros, oferecendo contas em dólar para investimentos e transações internacionais. Com um rápido crescimento, a empresa já atende mais de 2 milhões de clientes e conta com escritórios no Brasil e nos EUA, operando de forma híbrida e remota.
Com o aumento da base de clientes, a Nomad enfrentou desafios operacionais, como a integração de dados financeiros e processos manuais que dificultavam a tomada de decisões. A implementação do NetSuite permitiu otimizar processos de contabilidade e contas a pagar, reduzindo o tempo de fechamento contábil de um mês para uma semana e eliminando sistemas manuais.
Agora, a Nomad se prepara para continuar sua expansão internacional, ampliando o uso do NetSuite com funcionalidades de planejamento financeiro e automação. A empresa mantém o foco em processos ágeis e integrados, alinhados à sua missão de simplificar o acesso dos brasileiros a serviços financeiros globais. -
Assistência à Saúde
A flexibilidade e a robustez de um sistema ERP podem transformar a forma como as empresas do setor de saúde e ciências biológicas gerenciam suas operações. Alguns são chamados para gerenciar portfólios complicados de matérias-primas e estoques de produtos acabados. Outros devem gerenciar e administrar os dados dos pacientes de forma segura. Os sistemas ERP podem simplificar e automatizar esses processos e, ao mesmo tempo, ajudar as empresas de assistência médica e ciências biológicas a lidar com os relatórios financeiros e as preocupações de CRM universais.
Estudo de caso: Laboratórios Eufar(opens in new tab), Fundada em 1981 na Colômbia, a Eufar fabrica e distribui produtos dentais e de biossegurança para vários países da América Latina. Com o objetivo de modernizar suas operações e expandir seu alcance, a empresa implementou o NetSuite OneWorld, juntamente com módulos como Advanced Inventory, Light Manufacturing e SuiteCommerce. Essa transformação permitiu à Eufar abrir um canal de e-commerce, aumentando sua base de clientes de 400 para 2.000 e alcançando os 2.180 municípios da Colômbia. Além disso, o NetSuite otimizou a eficiência operacional da Eufar, fornecendo relatórios em tempo real para 13 países com diferentes regulamentos e moedas, melhorando a rentabilidade e oferecendo visibilidade direta dos pedidos dos clientes. Com uma estratégia focada em inovação tecnológica e crescimento internacional, a Eufar planeja continuar expandindo seus negócios com o SuiteCommerce Advanced e novas oportunidades de mercado.
-
Serviços de TI (Tecnologia da Informação)
As empresas de serviços de TI costumam atuar tanto no setor de serviços profissionais quanto no de produtos, pois o setor tende a combinar serviços baseados em plataforma, consultoria e modelos de assinatura recorrente nas suas ofertas comerciais. As soluções de ERP oferecem a flexibilidade necessária para ajudar as empresas de serviços de TI a gerenciar a logística em uma série de ofertas de serviços, como serviços de infraestrutura, desenvolvimento e integração de software e serviços gerenciados de TI. Essas empresas podem usar o software ERP para gestão e visibilidade de projetos, gestão de estoque, rastreamento de clientes e clientes potenciais, além de consolidação de software comercial em uma única plataforma para criar processos mais eficientes.
Estudo de caso: O Venturus é um instituto brasileiro de ciência e tecnologia que desenvolve softwares personalizados, modelos de inteligência artificial e estratégias digitais, além de oferecer outros serviços de TI. Fundado em 1995, o Venturus tem se destacado como líder no mercado ao conectar as necessidades dos clientes com as tecnologias mais inovadoras, mantendo-se competitivo em um cenário de rápida evolução tecnológica.
À medida que a empresa expandiu sua operação, abrindo uma nova unidade em Manaus e aumentando seu quadro de funcionários para 650, os desafios organizacionais cresceram, exigindo uma solução tecnológica que unificasse suas operações. Para isso, o Venturus implementou o NetSuite OneWorld, consolidando dados e processos de contabilidade, compras e gestão de projetos em uma única plataforma.
A transição proporcionou ganhos significativos: o tempo de fechamento contábil mensal foi reduzido de 20 para sete dias, permitindo maior agilidade e precisão nos processos administrativos e financeiros. Além disso, o sistema agora suporta de forma eficiente a gestão de múltiplas subsidiárias e moedas, preparando o Venturus para futuras expansões globais. Com o NetSuite, a empresa está pronta para atender a demandas crescentes e continuar liderando a inovação tecnológica. -
Manufatura
Do planejamento da produção à gestão de estoques, ou do planejamento financeiro à otimização de custos, o ERP pode ajudar os fabricantes a executar com eficácia os princípios avançados de produção, como a produção enxuta e a gestão da qualidade total. Os sistemas ERP são ideais para gerenciar a complexa coordenação da cadeia de suprimentos, do estoque e do fluxo de trabalho exigidos pelos fabricantes modernos. Provavelmente, é por isso que as empresas de manufatura lideram todos os outros setores no quesito de investimentos em ERP. Na verdade, um estudo recente mostrou que os fabricantes respondem a uma parcela de quase 26% do mercado de ERP. Enquanto isso, o registro e os relatórios financeiros oferecidos pelo software ERP garantem que os fabricantes possam obter uma gestão de custos eficaz e planejar um fluxo de caixa estável ao longo do tempo.
Estudo de caso: A Brasforma(opens in new tab), fundada em 1997, é uma empresa brasileira de manufatura com sede nacional, cerca de 350 colaboradores e um faturamento anual próximo a R$ 100 milhões. Referência em seu setor, a Brasforma enfrenta os desafios típicos de uma indústria: gestão financeira, otimização de custos e melhorias operacionais.
Com o apoio do NetSuite, implementado há mais de três anos, a Brasforma conseguiu integrar seus processos de backoffice, incluindo contabilidade, financeiro, fiscal, compras, produção e CRM, centralizando a gestão e otimizando sua operação. A solução trouxe melhorias expressivas, como maior precisão no controle de estoque, redução de movimentações fabris e uso estratégico de dashboards para análise da carteira de clientes.
Hoje, a Brasforma confia no NetSuite para alinhar suas práticas operacionais com benchmarks globais, tornando seus processos mais eficientes e conectados. O próximo passo é implementar o módulo Analytics Warehouse, eliminando a dependência de ferramentas como o Excel, o que promete reduzir em até 30% o tempo gasto em atividades administrativas e aumentar ainda mais a produtividade das equipes. -
Agências de publicidade e Marketing Digital
Não importa se o modelo de negócios for publicação impressa tradicional, transmissão, publicidade ou mídia online, as agências de publicidade e marketing digital podem aproveitar o software ERP para criar públicos-alvo, gerenciar estoques e vendas, aprimorar o atendimento de pedidos e monitorar uma variedade de pacotes, produtos e promoções. Os recursos de relatórios financeiros e a visibilidade em tempo real da tecnologia ERP também fornecem às empresas de mídia previsões e insights de negócios para se ajustarem às tendências de mudança no comportamento do público e nos padrões de compra de publicidade. Como muitos editores precisam lidar com uma ampla gama de consumidores e clientes de publicidade, o CRM e os recursos de gestão de vendas do CRM são especialmente importantes para esse setor.
Estudo de caso: Monks Brasil, uma das principais agências de marketing e performance da América Latina, foi fundada em 2013 e se destacou rapidamente ao oferecer resultados excepcionais para seus clientes, como Natura, Ambev e Nubank. Com mais de 1.300 colaboradores e presença em São Carlos e Sorocaba, a agência aplica análises de dados aprofundadas para fornecer insights em tempo real que aumentam o desempenho de campanhas em até 40%.
Em 2018, a Monks implementou o NetSuite OneWorld, com suporte da CP Business, para gerenciar seu crescimento acelerado. A solução centralizou a gestão financeira e o gerenciamento de projetos, automatizando processos como faturamento e controle de banco de horas, essenciais para atender à sua estrutura descentralizada. Com a customização avançada da plataforma, a produtividade da equipe financeira aumentou, acompanhando o crescimento da agência, que quintuplicou seu tamanho em quatro anos.
Com planos de expandir ainda mais a automação de seus processos, a Monks Brasil continua a integrar o NetSuite a outros sistemas, consolidando uma operação escalável e flexível, preparada para atender às demandas de seus clientes globais e ao crescimento contínuo da organização. -
Organizações Sem Fins Lucrativos
A solução certa de ERP pode ajudar organizações sem fins lucrativos a gerenciar registros e relatórios financeiros tão bem quanto a mais sofisticada empresa com fins lucrativos, ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios exclusivos das ONGs. Isso inclui automatizar a gestão de subsídios, gerar relatórios especializados para doações em dinheiro e em espécie, garantindo conformidade com os padrões contábeis e regulamentações do IRS, além de automatizar o fluxo de trabalho para a arrecadação de fundos e a gestão de doadores. Além disso, as organizações sem fins lucrativos centradas em missões podem se beneficiar do monitoramento e da visibilidade do projeto ao oferecer uma variedade de serviços a populações específicas ou comunidades em geral.
Estudo de caso: A Gerando Falcões é uma ONG brasileira de referência em atuação social, que trabalha com lideranças locais para oferecer acesso à educação profissional, programas esportivos e melhorias habitacionais em favelas de todo o país. Com 200 funcionários, a organização ampliou seu alcance, incluindo um centro cultural em São Paulo e um escritório em Nova York, além de parcerias com empresas como Havaianas e Nestlé para financiar seus projetos.
Para sustentar sua expansão, a Gerando Falcões implementou o NetSuite OneWorld, substituindo sistemas obsoletos e planilhas descentralizadas. A solução automatizou processos de compras, contas a pagar e relatórios financeiros, permitindo dobrar o volume de transações sem aumentar o tamanho da equipe financeira.
Com maior transparência e organização, a ONG otimizou auditorias externas e está preparada para alcançar seu objetivo de impactar todas as 13.000 favelas do Brasil, consolidando seu trabalho com eficiência e inovação. -
Serviços profissionais
As empresas de consultoria e serviços profissionais aumentaram a eficiência operacional e a lucratividade dos projetos ao utilizar uma solução ERP eficaz, especialmente quando complementada por um módulo de automação de serviços profissionais (PSA). Um estudo recente mostra que a integração do PSA em processos de negócios pode ajudar as empresas de serviços profissionais a obter receitas de projetos 27% maiores. O software ERP oferece à liderança de serviços profissionais visões abrangentes e em tempo real do desempenho dos negócios, dos cronogramas dos projetos e da saúde financeira, fornecendo uma base para decisões orientadas por dados. Além disso, o ERP pode integrar aplicações, como CRM e comércio eletrônico, para agilizar fluxos de trabalho administrativos e automatizar o trabalho de back-office.
Estudo de caso: O Grupo Souza Lima é uma empresa brasileira com mais de 30 anos de experiência em soluções personalizadas de segurança e serviços terceirizados. Com mais de 22.000 colaboradores, atende clientes em todo o Brasil, desde condomínios residenciais até grandes empresas. Durante a crise econômica, a empresa manteve um crescimento anual de 30%, destacando-se por sua eficiência operacional e capacidade de adaptação.
Para melhorar o controle sobre suas operações e sustentar suas taxas de crescimento, o Grupo Souza Lima implementou o NetSuite CRM, reduzindo o tempo de criação de propostas, aumentando a visibilidade de métricas e alcançando um crescimento de 20% nas vendas. Com a solução, a empresa consolidou suas operações, otimizou a tomada de decisões e agora está pronta para expandir o uso da tecnologia, inovando e ampliando sua eficiência de forma estratégica. -
Restaurantes e Hotelaria
O setor de restaurantes e hotelaria deve oferecer suporte a várias linhas de negócios, juntamente com uma equipe variada de partes interessadas, cada uma das quais precisa de visibilidade de KPIs distintos para executar sua missão de forma eficaz. Sejam franqueadores, empresas de restaurantes, redes de hotelaria ou grupos hoteleiros, todos podem se beneficiar da visibilidade e da automação proporcionadas pela tecnologia ERP em todos os níveis efetivos. Uma solução de ERP unificada possibilita que as unidades de negócios tomem decisões orientadas por dados em várias plataformas por meio de painéis e relatórios baseados em funções que aproveitam o conjunto unificado de dados de um sistema de ERP. A abrangência de um sistema ERP também auxilia restaurantes e empresas de hotelaria a eliminar a coleta ineficiente de dados de soluções isoladas, centralizando tudo em um único sistema de registro para finanças, estoque, ponto de venda, CRM e gestão de capital humano.
Estudo de caso: A empresa de esportes e grandes eventos Comcast Spectator(opens in new tab) utiliza o NetSuite ERP junto com um trio de outros módulos – NetSuite Fixed Assets Management, NetSuite SuiteAnalytics e NetSuite Learning Cloud Support – para executar um portfólio de 15 subsidiárias. Como proprietária do Wells Fargo Center na Filadélfia, a casa da equipe do NHL Philadelphia Flyers e do Philadelphia 76ers do NBA, a Comcast Spectator depende de seu sistema ERP para calcular rapidamente a depreciação mensal e ajudar a equipe de contabilidade a aprovar lançamentos contábeis em massa. Com um conjunto diversificado de operações, a empresa também precisava do NetSuite para ajudá-la a otimizar significativamente um plano de contas que havia aumentado para 27.000. Além do apoio financeiro, a Comcast Spectator está utilizando o NetSuite para integrar o sistema de bilheteria e os sistemas de ponto de venda ao sistema ERP para obter maior eficiência operacional e visibilidade mais clara das finanças.
-
Varejo
No mundo omnichannel do varejo moderno, o software ERP ajuda os varejistas a gerenciar as finanças e as operações em diversas lojas físicas, além de mercados online, em uma única plataforma. O ideal é que um sistema ERP adaptado ao varejo consiga estabelecer um estoque global em tempo real e gerenciar pedidos de forma a proporcionar uma ótima experiência ao cliente. Quando feito corretamente, os clientes devem ser capazes de comprar e fazer devoluções de qualquer lugar, e um sistema ERP implementado de forma adequada pode ajudar a fornecer essa funcionalidade, criando uma experiência de compra omnichannel consistente. Tudo isso será respaldado por relatórios financeiros e previsões que respeitam a conformidade e podem ajudar os varejistas a se planejarem para mudanças sazonais e interrupções ad hoc na cadeia de suprimentos.
Estudo de caso: A Girafa, varejista de tecnologia fundada em 2008, se destacou ao oferecer uma experiência de compra simples, produtos de marcas renomadas e atendimento de excelência. Durante a pandemia, a empresa cresceu oito vezes, mas enfrentava desafios operacionais devido ao aumento no volume de transações e à demanda por entregas rápidas. Para sustentar esse crescimento, a Girafa adotou o NetSuite como solução integrada de ERP.
Com o NetSuite OneWorld, a Girafa automatizou processos financeiros e logísticos, reduzindo o tempo de entrega de uma semana para um dia no mercado nacional e melhorando o fluxo de caixa com faturamento automático. Essas melhorias permitiram que a empresa quadruplicasse sua receita em um ano. Além disso, o Passaporte Girafa, lançado recentemente, já representa 20% das vendas, ampliando o alcance internacional da marca.
A Girafa agora utiliza os recursos de conversão de moeda em tempo real e conformidade fiscal para gerenciar suas finanças globalmente, enquanto projeta um crescimento de 30% no próximo ano, consolidando-se como uma das principais varejistas de eletroeletrônicos do Brasil. -
Software e Tecnologia
Uma solução de ERP sólida pode fornecer às empresas de software e tecnologia uma base prática e escalável para construir seus negócios, desde a inicialização até a oferta pública inicial (IPO) e muito mais. Provavelmente, é por isso que a vertical de tecnologia da informação é o segundo setor que mais recebe investimentos (atrás apenas do setor de manufatura) em termos de implementação de ERP. Um estudo recente mostrou que as empresas de TI representam quase 17% do mercado de ERP.
Quando implementado corretamente, um sistema ERP pode ajudar as empresas com software herdado a fazer a transição do licenciamento perpétuo para os modelos de receita recorrente do software como serviço, fornecendo automação do reconhecimento de receita, que é flexível o suficiente para ambos os modelos. No que diz respeito à receita recorrente, uma implementação sólida de ERP pode potencializar a gestão de assinaturas evergreen e permanentes, a gestão de pedidos de alteração e a automação da renovação de contratos, além de oferecer suporte para oportunidades de upsell e cross-sell. O benefício líquido é um aumento no valor da vida útil do cliente e na lucratividade. Além disso, os sistemas ERP podem oferecer a maturidade em relatórios financeiros necessária para ajudar as empresas de software a evoluir – por exemplo, ao fornecer suporte administrativo para elevar as startups de software após o estágio de IPO ou a tecnologia para enfrentar os desafios contábeis de um rápido crescimento ou uma onda de aquisições.
Estudo de caso: A Pipefy(opens in new tab), fundada em 2015, é uma plataforma de gerenciamento de processos de negócios baseada na nuvem que atende clientes em mais de 215 países, conectando departamentos e aprimorando a eficiência operacional. Com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a empresa enfrentou desafios significativos para consolidar dados financeiros durante rodadas de investimento Série A e B, que arrecadaram US$ 16 milhões e US$ 45 milhões, respectivamente.
Para superar essas dificuldades, a Pipefy implementou o NetSuite OneWorld, integrando operações financeiras e eliminando o uso de planilhas e processos manuais. O fechamento mensal, que antes levava dias, agora é concluído em apenas 1,5 dia. A solução também foi integrada ao próprio software da Pipefy, proporcionando ainda mais eficiência.
Com o NetSuite, a Pipefy consolidou sua posição como uma das empresas SaaS de crescimento mais rápido, ocupando o 94º lugar na lista "SaaS 1000" de 2020, e continua a impulsionar sua expansão global enquanto demonstra a funcionalidade da plataforma para seus clientes. -
Transporte e Logística
O software ERP pode ajudar as empresas de transporte e logística a enfrentar os problemas da gestão digitalizada usando uma plataforma unificada que contém cada uma das peças que compõem a cadeia de suprimentos. Quando as empresas de transporte e logística migram sistemas díspares, como gestão de estoque, gestão de depósitos, planejamento de requisitos de distribuição, gestão de ativos fixos, gestão financeira e CRM, elas conseguem simplificar os processos e obter uma sinergia que melhora o desempenho dos negócios em toda a empresa. A visibilidade obtida pelo orçamento e previsão integrados de um sistema ERP alimenta a tomada de decisões com inteligência de negócios em tempo real. Isso permite que os líderes de transporte e logística obtenham insights para se ajustarem às condições de mercado em rápida mudança e manterem o crescimento, mesmo diante de desafios econômicos ou pressões regulatórias. De acordo com uma pesquisa recente, os módulos de logística de ERP são classificados por 62% de todas as empresas como um dos módulos mais importantes em seu sistema de ERP.
Estudo de caso: A empresa de transporte e logística Seaman’s Beverage and Logistics(opens in new tab) armazena e envia US$ 150 milhões em bebidas alcoólicas para o mundo todo anualmente. Tudo isso com uma equipe relativamente pequena, composta por menos de 100 funcionários. O NetSuite ERP, em conjunto com o NetSuite Inventory Management, ajuda a Seaman's a monitorar meticulosamente o estoque à medida que ele passa pelos canais de envio e pelos depósitos. O sistema ERP também ajuda a empresa a manter os clientes em conformidade com as normas do setor em 22 países diferentes. A Seaman's usa os sistemas para analisar métricas e ajustar estratégias de logística para aumentar a lucratividade por caixa de produto e economizar o dinheiro dos clientes ao mesmo tempo. A empresa também aproveita o sistema para melhorar a experiência do cliente, fornecendo visualizações dos níveis de estoque em tempo real que podem informar as decisões comerciais dos clientes. A visibilidade mantém a Seaman's e seus clientes bem informados e ágeis à medida que as condições da cadeia de suprimentos mudam.
-
Energia
As soluções de ERP da NetSuite auxiliam empresas de energia a gerenciar suas operações de forma eficiente e integrada. Com uma plataforma unificada, é possível automatizar processos financeiros, monitorar o consumo de recursos pelos clientes e otimizar a cadeia de suprimentos. Além disso, o NetSuite permite a gestão eficaz de capital humano, essencial para enfrentar desafios como eventos climáticos que possam afetar a prestação de serviços.
Estudo de caso: O Grupo Vivaz iniciou suas operações em 2021 com o objetivo de distribuir energia solar por todo o Brasil. Um de seus principais negócios, a NUV Energia, cresceu rapidamente, alcançando mais de 1.000 clientes apenas seis meses após o lançamento. Com uma equipe de 25 pessoas, a empresa buscava uma solução escalável para gerenciar seu crescimento ambicioso enquanto mantinha uma estrutura enxuta.
A adoção do NetSuite ERP e CRM, por meio da metodologia SuiteSuccess, permitiu ao Grupo Vivaz implementar a solução em apenas dois meses. O sistema automatizou a emissão de faturas semanais detalhadas, oferecendo maior precisão e eficiência para atender às necessidades de seus clientes. Além disso, a integração com sistemas bancários tornou os processos financeiros mais ágeis e preparados para o crescimento.
O Brasil passa por uma grande transição energética, e o Grupo Vivaz está posicionado para liderar essa revolução. A empresa planeja atender 300.000 clientes e operar usinas solares em oito estados até 2028, contando com o NetSuite para continuar automatizando tarefas e garantindo uma operação escalável. -
Distribuição por Atacado
As empresas de distribuição por atacado que têm enfrentado dificuldades com silos de informações na cadeia de suprimentos, TI, fabricação e vendas podem obter uma grande vantagem com a implementação eficaz de uma solução de ERP. A plataforma certa permite que um atacadista reúna todas essas operações para que os dados de cada uma delas possam informar e otimizar o processo de gestão da cadeia de suprimentos. Os sistemas ERP fornecem acesso aos distribuidores em tempo real aos KPIs, como o custo dos produtos vendidos e a precisão da coleta, e os ajudam a automatizar os fluxos de transações e a eliminar processos manuais de entrada de dados e do depósito. Enquanto isso, os dados do ERP podem ajudar a reforçar os recursos de comércio eletrônico e fornecer relatórios e painéis aos clientes que podem ajudar a impulsionar as vendas e melhorar a satisfação do cliente.
Estudo de caso: Ceven(opens in new tab), o maior distribuidor de produtos de tecnologia e eletrodomésticos da Argentina, decidiu se reinventar após operar durante 20 anos com um sistema comercial local. Fundada em 1998 como um negócio B2B, a Ceven ampliou seu modelo para incluir vendas diretas ao consumidor e online, distribuindo produtos de marcas renomadas como HP e Epson. A empresa escolheu o NetSuite OneWorld e o SuiteCommerce Advanced para integrar suas operações e consolidar sua presença em mais de 30 mercados de comércio eletrônico, oferecendo níveis de estoque em tempo real e múltiplos métodos de pagamento por meio de oito bancos.
Desde a implementação do NetSuite, a Ceven alcançou um crescimento de 400% em receitas em apenas quatro anos, processando 10.000 faturas diárias com total fluidez. Durante o período de confinamento em 2020, a empresa conseguiu operar sem interrupções graças à tecnologia em nuvem do NetSuite, o que permitiu aumentar sua participação de mercado. Com atualizações automáticas e uma infraestrutura robusta, a Ceven continua a se posicionar como líder em seu setor, utilizando tecnologia avançada para se manter à frente em um ambiente competitivo.
Escolha uma solução ERP para sua empresa
À medida que as empresas buscam um ERP que atenda às suas necessidades comerciais e aos desafios específicos do setor, elas tendem a priorizar os benefícios de consolidação e eficiência que um sistema integrado pode oferecer. Cada implementação de ERP é diferente, mas normalmente há cinco recursos universais: finanças e contabilidade, CRM e gestão de estoque e gestão da cadeia de suprimentos. A escolha da solução ERP correta pode ser um desafio. As empresas devem analisar cuidadosamente seus requisitos e entender como os processos atuais e futuros serão atendidos pelos recursos de uma determinada solução. Mas os benefícios são evidentes. Com a implementação certa, um sistema ERP pode aumentar a lucratividade, a agilidade dos negócios, a satisfação do cliente e a eficiência operacional de empresas de todos os portes em quase todos os setores.
Todas as empresas podem usar o NetSuite ERP
Empresas de todos os tamanhos e de qualquer setor podem se beneficiar do poder do NetSuite ERP. Uma solução completa de gestão de negócios baseada na nuvem, o sistema fornece automação de processos e visibilidade do desempenho operacional e financeiro. É altamente extensível, com módulos que abordam desafios exclusivos do setor, incluindo automação de serviços profissionais, gestão de estoque, planejamento de recursos de fabricação e compras. Isso configura o ERP não apenas como um sistema de registro com integridade e disponibilidade de dados impecáveis, mas também como uma ferramenta automatizada para otimizar as cadeias de suprimentos e as equipes distribuídas.
O NetSuite ERP também foi desenvolvido especificamente para enfrentar o desafio de unificar fluxos de dados e processos para organizações globais com várias subsidiárias, unidades de negócios e entidades jurídicas. Ele é usado em mais de 219 países e territórios dependentes, oferece suporte a 27 idiomas e 190 moedas. Não importa se as empresas são startups em fase de pré-receita ou empresas globais em rápido crescimento, elas podem contar com o NetSuite ERP para ajudá-las a crescer de forma sustentável.
Os sistemas ERP fornecem a automação e o insight necessários para otimizar o desempenho dos negócios a todos os tipos de empresas, em todos os setores. As funções financeiras e contábeis do ERP, combinadas com outros recursos de aplicações, como CRM, gestão de estoque, ajudam as empresas a eliminar silos de dados e conectar sistemas para aumentar a eficiência operacional em diferentes grupos de negócios, subsidiárias e regiões geográficas. Além disso, a sólida posição do ERP como um sistema de registro fornece relatórios que simplificam a conformidade regulatória.
O ERP nº 1
na nuvem
Perguntas frequentes sobre segmentos e sistemas ERP
Quais tipos de empresas usam sistemas ERP?
Uma grande variedade de empresas no mundo todo usa sistemas ERP para unificar operações financeiras e comerciais. Isso inclui empresas de pequeno, médio e grande porte que operam em dezenas de setores, desde a fabricação até os serviços profissionais.
Quais empresas precisam de ERP?
Empresas que enfrentam desafios com sistemas de negócios desconectados e processos manuais complexos e sujeitos a erros precisam de um sistema ERP para integrar os fluxos de dados, garantir uma fonte única e confiável de informações e automatizar os principais processos comerciais.
Quantas empresas usam os sistemas ERP?
As estimativas variam, mas algumas análises mostram que mais de 280.000 empresas usam 66 tipos diferentes de sistemas ERP no mundo todo. Mais de clientes escolheram o Oracle NetSuite como a solução de ERP.