Qualquer empresa com um número maior de funcionários se beneficia de uma conexão mais estreita entre seus dados e as funções operacionais e financeiras. E quanto mais automatizados, melhor. Essa é a ideia simples por trás dos sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP)(opens in a new tab).
No entanto, escolher um ERP e implementá-lo corretamente geralmente não é tão fácil. Pode ser um processo complicado e confuso para muitas empresas, começando com a questão de usar um ERP local, ou seja, on-premises ou baseado na nuvem. E se você escolher o ERP na nuvem, existem várias opções de implementação, como software como serviço (SaaS) e nuvem hospedada. Embora pessoas diferentes possam definir esses dois modelos de forma distinta, eles têm muito em comum. Todos os tipos de sistemas ERP em nuvem são hospedados em servidores remotos, o que significa que um terceiro mantém a infraestrutura do servidor em vez de sua equipe de TI.
Embora a arquitetura do sistema e o método de implementação de um fornecedor possam parecer irrelevantes para sua empresa, essa é uma parte importante da decisão e vale a pena dedicar algum tempo para entendê-la.
Considerando a migração do ERP on-premises (um relatório da Panorama Consulting revela que mais de dois terços das grandes organizações estão optando por soluções em nuvem(opens in a new tab) ), vamos nos concentrar nos diferentes tipos de ofertas de nuvem.
O Que é ERP na Nuvem?
O ERP na nuvem é um software que as empresas usam para executar suas operações diárias, hospedado em um data center externo (a “nuvem”) e que os usuários podem acessar pela internet. Os servidores desse data center normalmente não são propriedade da empresa que os utiliza.
A infraestrutura de ERP em nuvem pode ser oferecida como serviço ou pode ser uma versão on-premises do software hospedado na nuvem. Com o modelo as-a-service ou SaaS, o fornecedor do software hospeda e gerencia o sistema (mais sobre isso). A nuvem hospedada significa que alguém hospeda seu ERP remotamente, mas você ainda é responsável por executar as atualizações e fazer a manutenção do sistema, a menos que terceirize essas tarefas. Os recursos de computação e a infraestrutura são dedicados à instância do ERP da sua empresa, em vez de serem compartilhados com outros clientes, como ocorre no modelo SaaS.
Não há definições precisas e consensuais que determinem como o SaaS difere da “nuvem”. Em geral, e para a nossa finalidade aqui, "nuvem" é o termo mais geral e pode se referir a ofertas de SaaS ou ofertas hospedadas. Além disso, os data centers que hospedam ofertas de nuvem podem ser públicos e usar a internet para acessar os sistemas, ou privados, exigindo conexões de rede dedicadas. Como os padrões de criptografia da Internet, como SSL, HTTPS e VPNs IPsec, são muito bons, os gastos com conexões privadas independentes raramente são necessários.
Vantagens do ERP na Nuvem
O ERP na nuvem ganhou popularidade porque oferece diversos benefícios significativos em comparação com o ERP on-premises. Entre eles:
- Custos mais baixos, especialmente os iniciais, já que não há necessidade de comprar hardware.
- Implementação mais rápida efácil.
- Acesso seguro ao sistema e às principais informações de negócios que ele armazena em qualquer lugar em qualquer dispositivo conectado.
- Menor necessidade de uma equipe interna de TI para gerenciar a aplicação de ERP os sistemas e o hardware nos quais ela é executada.
- Melhor tempo de atividade e disponibilidade devido à excelência do data center que hospeda o software em nuvem.
Desvantagens do ERP na Nuvem
As possíveis desvantagens do ERP em nuvem são relevantes apenas para algumas empresas, mas incluem:
- Desafios na migração de dados para empresas que estão saindo do ERP on-premises.
- Menor controle sobre o backup de dados e outras preocupações de segurança que podem ser transferidas para o provedor de serviços em nuvem.
- Desafios de segurança e conformidade normativa relacionados à hospedagem e ao acesso às informações dos clientes, incluindo HIPAA, PCI-DSS e GDPR, embora alguns fornecedores de nuvem tenham conformidade integrada. Além disso, há questões de governança de dados que exigem que determinados dados sejam mantidos dentro das fronteiras de um país.
- Personalização menos extensa do sistema, embora muitos provedores de ERP em nuvem ofereçam flexibilidade que satisfaz as necessidades da maioria das empresas.
O Que é ERP SaaS?
O ERP SaaS é um sistema entregue como serviço pelo fornecedor de software, e os usuários o acessam de um navegador de internet. Grande parte do que torna o SaaS ERP tão atraente para muitas empresas é que, como o provedor configura e gerencia os servidores, sua organização nunca precisa se preocupar com a infraestrutura de tecnologia. Considerando a complexidade potencial e os desafios na implementação de ERP, isso pode agregar valor para uma empresa. A empresa interage apenas com a interface do software, que os funcionários podem usar em qualquer dispositivo conectado à internet.
A natureza do SaaS também torna o ERP mais acessível a muitas empresas de pequeno e médio porte que, de outra forma, não teriam orçamento nem recursos tecnológicos na equipe para considerar o ERP on-premises.
O conceito de SaaS na verdade antecede o surgimento da computação em nuvem. Nos primórdios da internet, após a chegada em 1993 do primeiro navegador amplamente utilizado, um pequeno grupo de startups se autodenominou provedores de serviços de aplicações (ASPs).Os ASPs foram rapidamente extintos. Apesar do conceito ser promissor, a infraestrutura da internet na época não suportava esses serviços em nuvem. Esses provedores de infraestrutura abriram caminho para que aplicações de software em nuvem fossem oferecidas como serviço de assinatura pela internet.
Todos os tipos de SaaS são software em nuvem, mas vamos apresentar duas arquiteturas diferentes dentro dessa categoria: multitenant e single-tenant. Um sistema ERP com uma arquitetura multitenant depende de recursos compartilhados entre vários clientes: eles compartilham um banco de dados e uma instância da aplicação desenvolvida nele, e todos os clientes recebem atualizações e patches automáticos. Com uma implementação single-tenant, há uma instância do software e da infraestrutura para oferecer suporte a um único cliente. Geralmente, a empresa também compartilha da responsabilidade pela gestão do software, incluindo manutenção e upgrades.
Muitas das vantagens do ERP SaaS descritas abaixo são um resultado direto ou indireto do fato de que o negócio principal do provedor está construindo e vendendo ERP, ao contrário da sua empresa, que provavelmente tem um foco muito diferente e pode estar em um setor totalmente diversificado.
Vantagens do ERP SaaS
A popularidade do ERP SaaS aumentou muito nos últimos anos, pois ele oferece inúmeras vantagens em relação ao ERP on-premises. Os principais benefícios incluem:
- Não apenas os custos são mais baixos, como as despesas operacionais são mais previsíveis do que as despesas de capital. Além disso, você paga apenas pelos usuários que realmente usarão o sistema e pelo nível de acesso necessário.
- Excelente funcionalidade pronta para uso que pode atender às necessidades do seu negócio, desde contabilidade até RH, cadeia de suprimentos e gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
- Essa elasticidade leva a outra grande vantagem: a rápida escalabilidade. Basta adicionar mais usuários à medida que sua empresa cresce ou reduzir o número de usuários no próximo ciclo de faturamento. Não há necessidade de comprar e desenvolver mais hardware.
- Atualizações automáticas que economizam tempo e dores de cabeça, permitindo que a sua empresa tenha acesso às funcionalidades mais recentes.
- Uma interface mais contemporânea e intuitiva que permite que os usuários desfrutem de mais funcionalidades do sistema e impulsiona a adoção.
Outras vantagens do SaaS ERP espelham as de uma implementação de nuvem hospedada, como a capacidade de acessar o sistema de qualquer dispositivo conectado, implementações mais rápidas e fáceis, além de segurança, armazenamento de dados, resiliência e continuidade dos negócios do que a maioria das organizações por conta própria.
Desvantagens do ERP SaaS
Apesar das inúmeras vantagens, o ERP SaaS pode apresentar alguns desafios para determinadas empresas:
- Menos opções de personalização, ainda que muitos provedores ofereçam ampla capacidade de configuração e níveis de personalização suficientes para a maioria das necessidades empresariais.
- As limitações em requisitos específicos de segurança também devem ser consideradas, já que soluções em nuvem tendem a ser bastante seguras, mas podem não atender às exigências de organizações especialmente rigorosas, como órgãos governamentais ou setores altamente regulamentados.
- Os custos escaláveis são outro ponto de atenção, pois tendem a aumentar conforme a organização adiciona novos usuários e podem crescer rapidamente se não houver um controle rigoroso.
O ERP nº 1
na nuvem
Qual Sistema ERP é Ideal para Você?
Para as grandes organizações e aquelas com modelos de negócios altamente incomuns ou requisitos de segurança rigorosos, o ERP hospedado na nuvem pode ser a melhor opção. Ele oferece maior controle sobre o software, atualizações e outras melhorias do sistema.
Por outro lado, a maioria das demais organizações tende a encontrar um melhor custo-benefício no ERP SaaS. Isso costuma acontecer com empresas que buscam uma implementação rápida, baixos custos iniciais, menor necessidade de uma equipe de TI interna e escalabilidade contínua. Essas empresas também percebem que os principais provedores de software são especialistas em segurança cibernética e oferecem proteção de dados superior ao que a maioria das empresas conseguiria sozinha.
NetSuite ERP
O ERP é um sistema crucial que precisa se integrar às operações e, embora não exista uma única plataforma que funcione para todos, as empresas devem se concentrar, no modelo de implementação preferido e no tamanho da empresa ao selecionar um sistema ERP.
A computação em nuvem permite que os usuários se concentrem em seus negócios, em vez de gerenciar hardware e software. Ao transferir o fardo de criar, atualizar e monitorar TI para fornecedores de nuvem, as empresas podem aproveitar o poder da computação dentro de seus orçamentos, reduzindo custos iniciais e encargos administrativos enquanto se concentram em novas estratégias.
O NetSuite ERP foi criado na nuvem e atende empresas de qualquer setor, oferecendo insights em tempo real que economizam tempo e dinheiro. É uma solução SaaS que integra as funções financeiras e operacionais essenciais e automatiza muitos processos para que os funcionários possam se concentrar em oferecer um excelente atendimento ao cliente e no crescimento da empresa.
Saiba mais sobre as soluções exclusivas que a NetSuite oferece às empresas para acelerar o crescimento com um pacote unificado para finanças e operações.
Descubra os benefícios(opens in new tab)