As projeções e previsões financeiras são cruciais para entender a saúde futura da sua startup. Embora muitas vezes usados de forma intercambiável, esses termos possuem diferenças importantes. Este guia ajudará você a utilizar essas ferramentas para tomar decisões informadas e atrair a confiança de investidores e credores.
Ambas as disciplinas utilizam dados transacionais atuais e históricos, juntamente com informações sobre as condições do mercado e tendências do setor, para prever como será a jornada de uma startup e se ela está no caminho certo para atingir suas metas. Ferramentas de automação financeira e um ERP em nuvem são essenciais para garantir a precisão e a eficiência desses processos, especialmente em um ambiente escalável.
Mas, enquanto a previsão financeira aponta eventos que provavelmente acontecerão, as projeções financeiras são usadas para apresentar e examinar cenários hipotéticos. De acordo com a Seção 301 das normas do American Institute of Certified Public Accountants (Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados), as previsões apresentam as premissas que refletem as condições que a empresa espera que existam e o curso de ação que ela espera adotar.
As projeções financeiras, por outro lado, permitem que os profissionais da área modelem cenários hipotéticos.
Os analistas de mercado e financiadores muitas vezes querem analisar as possibilidades para embasar suas decisões em dados, a fim de decidirem se devem investir ou fazer empréstimos à startup.
Para concluir as projeções financeiras, as startups podem usar demonstrativos financeiros atuais e históricos, além de informações de mercado externo, como relatórios de agências governamentais, como o Departamento do Trabalho ou projeções de mercado e do setor de empresas de consultoria. As projeções de receita fornecem aos investidores e credores uma estimativa do volume de vendas, criando modelos para mostrar como isso afeta as despesas operacionais, por exemplo, no demonstrativo de resultados. As projeções de fluxo de caixa mostram onde você obterá esse dinheiro – de contas a receber, empréstimos, uma linha de crédito, etc. As projeções de lucros e perdas ajudam os investidores a avaliarem o potencial de crescimento do seu negócio, enquanto uma projeção de balanço patrimonial pode sugerir a taxa de retorno de um investimento em sua empresa.
Em conjunto, as previsões e as projeções financeiras fornecem um conjunto de ferramentas para uma startup não apenas reagir a cenários potenciais iminentes, mas também antecipar cenários mais improváveis. Com definições claras e baseadas em dados sobre as metas, uma startup saberá, por exemplo, quando suas despesas estão ultrapassando o crescimento da receita e fazer ajustes.
Por que preciso de um modelo financeiro?
Para obter projeções financeiras para uma startup, você deve usar um modelo financeiro – geralmente uma ferramenta baseada em Excel que traz dados de demonstrações financeiras atuais e tendências de mercado para projetar como essas demonstrações poderão parecer no futuro. A modelagem financeira gera projeções ao considerar e executar as previsões financeiras.
Para gerar projeções financeiras, primeiro é necessário reunir seus demonstrativos financeiros, decidir sobre os cenários (opens in a new tab) que gostaria de executar e, o mais importante, criar um modelo financeiro para fazer o trabalho. Você pode criar esses modelos financeiros básicos no Excel com a ajuda de um especialista em finanças. Ferramentas de automação financeira podem simplificar esse processo, garantindo que os dados sejam precisos e atualizados. As fórmulas baseadas em planilhas permitem analisar diferentes suposições e ver como diferentes variáveis afetarão os itens de linha e, por fim, os planos de negócios. As projeções financeiras podem ser concluídas em todos os três demonstrativos financeiros: demonstrativo de resultados, balanço patrimonial e demonstrativo de fluxo de caixa.
Com os demonstrativos financeiros projetados, é possível concluir o planejamento de cenários.
As projeções financeiras fornecem metas específicas para impulsionar o desempenho e ajudar uma empresa a atingir seus objetivos. Elas também fornecem aos credores e investidores uma noção das perspectivas financeiras de longo prazo da empresa, aumentando sua confiança no negócio. Acima de tudo, essas projeções fornecem à startup uma ideia muito mais clara do impacto de fatores externos em suas finanças e dos investimentos que ela precisa fazer para concretizar seu plano de negócios.
Quando usar projeções?
Projeções financeiras são usadas internamente para mostrar os efeitos das decisões internas de negócios e das condições do mercado externo. Por exemplo, o que aconteceria se você adicionasse uma nova linha de higienizadores para mãos no outono? Como isso afetaria a produção de outros produtos? Como isso afetaria a receita e o lucro? E quais condições externas precisam ser consideradas?
Os executivos da empresa usam as projeções financeiras para tomar decisões sobre levantamento de capital, aquisição ou desinvestimento, abertura de novas lojas ou entrada em novos mercados. Elas também são usadas para priorizar projetos, estabelecer orçamentos e planejar o futuro. As projeções financeiras ajudam uma startup a ter uma visão geral e focar nos movimentos que melhor se alinham com o plano de negócios da empresa, ajudando a definir sua estratégia futura.
Fora da empresa, os demonstrativos financeiros revelam o desempenho dos negócios aos acionistas, investidores e credores, enquanto os modelos e as projeções financeiras ajudam a estimar e justificar as metas de desempenho. Portanto, as projeções financeiras são cruciais para as startups. Quando os investidores e credores podem ver como determinados planos de negócios funcionam, em termos de integridade financeira futura da sua startup, eles têm mais informações para tomar decisões de financiamento e investimento.
O ERP nº 1
na nuvem
O que está incluído em uma projeção financeira?
As projeções financeiras podem ser de curto prazo, abrangendo um ano e cada mês subsequente, ou de médio prazo, abrangendo três anos e discriminadas ano a ano. Uma projeção financeira geralmente leva em consideração o modelo de negócios, metas e objetivos da startup, juntamente com o planejamento do imposto de renda, seguros empresariais e veículos de investimento.
Para projetar demonstrativos financeiros – também chamados de demonstrativos financeiros “pro forma” – você precisará de demonstrativos anteriores e atuais. Isso inclui o demonstrativo de resultados/lucros e perdas (P&L), o balanço patrimonial e o demonstrativo do fluxo de caixa. Esses demonstrativos financeiros proporcionam uma espécie de linguagem comum entre empresas, bancos, investidores, reguladores e qualquer pessoa que precise compreender o desempenho financeiro da empresa, de acordo com a Ernst and Young.
- O P&L mostra: métricas de desempenho, como receita bruta e lucro líquido. Um P&L também fornece detalhes importantes que podem ser usados para calcular métricas importantes, como o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que fornece aos investidores uma visão do desempenho operacional de uma empresa para que possam comparar sua eficiência com a de outras empresas. O P&L pode ser usado para fazer comparações entre períodos, orçamentos e desempenho real e o desempenho de outras empresas. Ele pode indicar desempenho satisfatório ou insatisfatório de modo geral.
- O balanço patrimonial mostra: ativos tangíveis de uma empresa (computadores, instalação etc.) e tudo o que ela deve (dívidas ou passivos) durante um período específico, bem como contas a receber, que não são tecnicamente "proprietárias" até serem convertidas em caixa. A diferença entre o valor dos ativos e passivos nos livros representa o patrimônio líquido, que pode consistir em ações, lucros retidos ou outras formas de renda.
- O demonstrativo do fluxo de caixa mostra: todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa durante um período específico. O demonstrativo inclui os três tipos de fluxo de caixa: atividades operacionais, de investimento e de financiamento. O fluxo de caixa operacional calcula o caixa gerado por meio de operações comerciais regulares. O fluxo de caixa de investimento calcula o dinheiro movimentado na empresa resultante dos investimentos de longo prazo ou de capital. O fluxo de caixa de financiamento calcula o caixa proveniente de transações de financiamento, como dívida, capital próprio e dividendos.
O fluxo de caixa negativo ou positivo permite que os investidores tenham uma ideia melhor de sua posição geral de caixa. Eles procuram indicadores que apontem para a sustentabilidade, solvência e potencial de crescimento do negócio. Os demonstrativos do resultado do exercício projetado indicam se você conseguirá cobrir as despesas previstas. O balanço projetado estima sua posição financeira futura, o que ajuda a determinar o valor da startup.
Os investidores usam dados financeiros reais para calcular o valor atual das ações e projeções para estimar seu valor futuro. Isso ajuda a determinar um retorno potencial caso decidam investir na empresa.
Guia de sobrevivência da IA para CFOs
Como posso criar uma projeção financeira?
Para criar uma projeção financeira, você precisa ter informações precisas e facilmente acessíveis sobre suas finanças anteriores e atuais. Comece com o demonstrativo de resultados. Você precisará de uma imagem forte e confiável da sua receita, do custo das mercadorias vendidas, de quanto está gastando em P&D, do custo das operações ou SG&A (despesas de venda, gerais e administrativas), do lucro operacional ou prejuízo operacional e do valor dos ativos atuais, como caixa, recebíveis, inventário, rendimento de investimentos, etc.
Criar uma projeção financeira é um desafio. Muitas vezes, a parte mais difícil para as startups é conseguir obter os próprios números.
Ao criar uma projeção financeira para investidores ou credores, você precisará ter certeza de que os números estão alinhados e de acordo com as práticas contábeis gerais. Para projeções internas, a precisão também é importante. Mas a maioria das startups está principalmente preocupada em prever o crescimento futuro.
Se você estiver levantando capital, precisará de demonstrativos financeiros que alinhem e confirmem seus objetivos e metas. Um ERP em nuvem como o NetSuite pode ajudar a centralizar esses dados, garantindo que você tenha informações precisas e atualizadas para suas projeções.
De acordo com a Ernst e Young, existem duas maneiras de obter esses números: com base na participação de mercado que você deseja conquistar (de cima para baixo) ou com base nos recursos disponíveis e nos dados atuais (de baixo para cima). A EY recomenda o uso de previsões de baixo para cima para prazos curtos, de um a dois anos, e de cima para baixo para prazos longos, de três a cinco anos. Usados em conjunto, os dois oferecem um equilíbrio saudável entre ambição e oportunidades realistas para conquistar participação no mercado.
Para construir um modelo financeiro, você precisará de pelo menos três anos de dados históricos, e o The Journal of Accountancy(opens in a new tab) fornece uma lista abrangente de dados e métricas financeiras a serem incluídas.
Conclua esse processo para cada demonstrativo financeiro. Modele cenários hipotéticos para manter as variáveis independentes constantes, enquanto observa as métricas que seriam afetadas se, digamos, você adicionasse uma nova linha de produtos e precisasse de mais pessoas para vendê-la, mais equipamentos para fabricá-la e mais suprimentos para produzi-la.
Consolidando todas essas informações em um ERP em nuvem como o NetSuite, você garante que suas projeções financeiras sejam precisas, atualizadas e facilmente acessíveis, permitindo uma gestão financeira eficiente e em conformidade fiscal.
8 dicas para projeções financeiras válidas para startups
As startups devem concluir previsões e projeções financeiras com algumas dicas em mente.
- Conheça seu público. Lembre-se da diferença entre uma previsão e uma projeção financeira, sendo esta última particularmente útil para investidores e credores que analisarão a sua empresa.
- Deixe tudo em ordem. Obter acesso fácil a dados financeiros históricos e atuais precisos para criar modelos costuma ser a parte mais desafiadora. Dados de má qualidade não geram uma previsão precisa e enfraquecem a confiança dos investidores e credores. Comece com uma fonte confiável de dados transacionais.
- Comece com as despesas. Em geral, é muito mais fácil prever as despesas do que as receitas(opens in a new tab). Comece a construir o modelo de previsão descrevendo sua taxa de consumo e as despesas operacionais fixas, como aluguel, serviços públicos e seguros.
- Não seja muito conservador (nem muito agressivo). Os investidores gostam de ver cenários agressivos e conservadores. Modele cenários otimistas e cautelosos em projeções financeiras, especialmente se o ambiente de negócios for incerto.
- Não deixe que as projeções financeiras se tornem estáticas. Reavalie constantemente suas projeções financeiras e adicione novas premissas para modelar a taxa de crescimento. As projeções sem cuidados constantes tornam-se estáticas e irrelevantes.
- Seja honesto. Seja extremamente claro sobre o fluxo de caixa e certifique-se de que ele seja consistente em todos os demonstrativos financeiros.
- Observe. Investigar as tendências do setor é essencial para gerar projeções financeiras confiáveis. Compare constantemente suas projeções com as de outras empresas do setor.
- Obtenha ajuda. Gerar demonstrativos financeiros regulares pode ser difícil para startups. Ou seja, projetá-los pode ser muito desafiador. Um contador ou líder financeiro como um CFO é fundamental, assim como um software que automatiza o processo.
Manter informações precisas e facilmente acessíveis(opens in a new tab) sobre a integridade financeira atual da sua startup é o primeiro passo para tomar boas decisões de negócios. Mas, ver o possível impacto dos planos de negócios – e permitir que as principais partes interessadas também o façam – permite executar planos sustentáveis e lucrativos.
Integrar a automação financeira e um ERP em nuvem como o NetSuite pode ser um divisor de águas para startups, proporcionando uma visão clara e confiável das finanças e permitindo uma gestão mais eficiente e escalável. A conformidade fiscal é garantida, reduzindo riscos e proporcionando confiança aos investidores.
Conheça as soluções exclusivas que a NetSuite oferece às empresas para acelerar o crescimento com uma suíte unificada para finanças e operações.
Descubra os benefícios