Existem diversas semelhanças entre a gestão da cadeia de suprimentos (SCM - Supply Chain Management) e a logística, porém, há diferenças importantes entre as duas práticas. Entender o papel que cada um desempenha pode ajudar as empresas a fazer melhorias operacionais, aprimorar o atendimento ao cliente e criar uma vantagem competitiva.

Confira neste artigo:

O Que é Logística da Cadeia de Suprimentos?

A logística da cadeia de suprimentos é responsável por coordenar o armazenamento e o transporte de mercadorias e serviços ao longo de toda a cadeia. A prática começa com as matérias-primas, continua para a fabricação e/ou distribuição e termina quando uma empresa entrega os produtos acabados aos clientes ou quando os produtos são devolvidos ao seu destino final.

Principais Conclusões

  • Embora muitos usem a gestão da cadeia de suprimentos e a logística como sinônimos, elas abrangem atividades diferentes (mas relacionadas).
  • Uma cadeia de suprimentos envolve a produção e entrega de bens e serviços para todos os tipos de clientes.
  • Quando bem executada, tanto a gestão da cadeia de suprimentos quanto a logística podem oferecer às empresas uma vantagem competitiva e agregar valor aos clientes.

Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos São a Mesma Coisa?

A logística se concentra na movimentação e no armazenamento de itens na cadeia de suprimentos. A gestão da cadeia de suprimentos (SCM) é mais abrangente, incluindo toda a coordenação entre parceiros que têm um papel nessa rede, como fornecimento, fabricação, transporte, armazenamento e venda. O objetivo final é encontrar processos que garantam um fluxo de mercadorias tranquilo e eficiente, que proporcionem aos clientes uma experiência excepcional e impulsionem os negócios.

Enquanto a gestão da cadeia de suprimentos lida com atividades entre entidades separadas, a logística se concentra no movimento interno de mercadorias. Além disso, ela oferece suporte a todos os processos de compras, produção e distribuição de mercadorias. A logística, por sua vez, movimenta e armazena mercadorias entre diferentes pontos da cadeia de suprimentos. Para saber mais, leia nosso artigo sobre logística de entrada e saída(opens in a new tab).

Gestão da Cadeia de Suprimentos vs. Logística

A gestão da cadeia de suprimentos inclui os processos de alto nível envolvidos no fornecimento e na compra de matérias-primas e na fabricação de produtos acabados. A logística é usada para entregar produtos ao consumidor, mas, em última análise, se esforça para impulsionar os lucros e aumentar a vantagem competitiva de uma empresa.

Em outras palavras, a gestão da cadeia de suprimentos define a estratégia e direciona as atividades logísticas diárias que acontecem em fábricas, armazéns, centros de expedição locais e outras instalações. A logística é um aspecto da cadeia de suprimentos que armazena ou entrega produtos ou serviços acabados ao cliente, seja ele um fabricante, distribuidor ou consumidor. O objetivo da logística é levar mercadorias e serviços ao cliente dentro do prazo e a um preço competitivo. Saiba mais em nosso guia introdutório de logística(opens in a new tab).

O que é Gestão da Cadeia de Suprimentos?

Refere-se às atividades que criam produtos a partir de matérias-primas e os entregam ao cliente. Também se concentra na melhoria dos processos da cadeia de suprimentos, o que pode beneficiar clientes e parceiros de negócios.

Uma empresa só pode otimizá-la e refiná-la continuamente se tiver visibilidade em toda a cadeia de suprimentos(opens in a new tab). Essa visibilidade permite que as empresas monitorem bens e serviços à medida que passam por cada estágio da cadeia de suprimentos, o que torna muito mais fácil verificar se tudo está funcionando conforme o planejado. Isso também permite que os tomadores de decisão tenham mais tempo para responder a interrupções ou outros desafios.

A gestão envolve a supervisão de uma rede frequentemente vasta de subfornecedores (por exemplo, de matérias-primas), fornecedores, fabricantes, parceiros de logística, atacadistas, varejistas e usuários finais. As relações entre essas diferentes partes interessadas na cadeia de suprimentos podem variar. Elas podem ser verticais, como entre fornecedores de peças e materiais, fabricantes e varejistas, ou horizontais, quando uma empresa se funde ou adquire uma empresa semelhante que opera no mesmo estágio da cadeia de suprimentos.

Para ilustrar como funciona a gestão da cadeia de suprimentos, vamos usar um fabricante de produtos de limpeza doméstica como exemplo. Como parte dessa função, a empresa obtém os produtos químicos e recipientes necessários dos fornecedores, fabrica os produtos finais e os distribui para lojas de conveniência, farmácias e supermercados. A gestão da cadeia de suprimentos afeta todos os processos envolvidos na movimentação desses produtos.

O que é Logística?

A logística inclui o planejamento e execução do armazenamento e movimentação de mercadorias entre diferentes pontos da cadeia de suprimentos, e envolve a coordenação de instalações, pessoas, equipamentos e outros recursos para garantir que os produtos sejam transportados quando esperado e quando houver espaço disponível para o próximo destino.

Planejamento de demanda, transporte (incluindo gestão de frota), gestão de estoque, manuseio de materiais e atendimento de pedidos são todos processos que se enquadram na logística. Para saber mais, leia nosso artigo sobre gestão logística.

Quais São as Semelhanças Entre a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Logística?

Tanto a gestão da cadeia de suprimentos quanto a logística se concentram no fluxo de mercadorias, desde o ponto de origem até o ponto final. Em ambas as áreas, suprimentos, mão de obra e instalações devem ser cuidadosamente coordenados para garantir que os itens possam ser movidos pela cadeia de suprimentos conforme necessário. A logística é um componente-chave, mas apenas uma parte da equação.

Semelhanças Entre a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Logística

A gestão da cadeia de suprimentos e a logística trabalham para transportar, armazenar e entregar mercadorias da forma mais eficiente possível. Ela fornece a direção estratégica que orienta a logística de entrada e saída.

Alguns aspectos em comum são:

  • Foco em bens, serviços ou informações.
  • O objetivo final é apoiar o sucesso da empresa e destacá-la da concorrência.
  • Aumentar a satisfação do cliente.
  • Ambas giram em torno do mesmo fluxo de bens e serviços, do fornecedor ao fabricante, ao atacadista e, finalmente, ao varejista ou consumidor.

Quais São as Diferenças Entre a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Logística?

A gestão da cadeia de suprimentos descreve a estratégia e as atividades que entram no planejamento, fornecimento, produção e entrega de mercadorias, além de lidar com devoluções. A logística se concentra em colocar os produtos certos no lugar certo, na hora certa e em como levá-los até lá.

Principais Diferenças Entre a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Logística

Agora, já deve estar claro que a gestão da cadeia de suprimentos e a logística definitivamente estão interligadas, mas elas se diferem em termos de escopo e foco.

As principais diferenças incluem:

  • A logística é composta por atividades dentro da gestão da cadeia de suprimentos. A gestão da cadeia de suprimentos envolve diversas atividades, incluindo planejamento de produção e estoque, planejamento de mão de obra, gestão de materiais e instalações, fabricação e fornecimento de bens e serviços.
  • Enquanto a gestão da cadeia de suprimentos visa melhorar os processos para criar vantagem competitiva, a logística se concentra em atender às necessidades e expectativas do cliente.
  • A logística se concentra na entrega eficiente e econômica de mercadorias ao cliente.
  • A gestão da cadeia de suprimentos controla o processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados, que passam do fornecedor ao produtor, ao armazém e, em seguida, ao varejista e/ou consumidor.
  • O termo "logística" surgiu com os militares. Muitos historiadores nomeiam Alexandre, o Grande, nascido em 356 a.C., como um mestre da logística.
  • A prática moderna de gestão da cadeia de suprimentos começou no século 20. Muitos especialistas atribuem ao logístico Keith Oliver a autoria do termo gestão da cadeia de suprimentos no início da década de 1980.

Diferenças Entre a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Logística

Logística Cadeia de Suprimentos
A logística é composta por atividades dentro da gestão da cadeia de suprimentos. A gestão da cadeia de suprimentos abrange uma ampla gama de processos, incluindo planejamento, fornecimento de materiais, gestão de mão de obra e instalações, produção e entrega desses bens e serviços.
A logística se concentra na entrega eficiente e econômica de mercadorias ao cliente. A gestão da cadeia de suprimentos visa melhorar o desempenho operacional para ajudar as empresas a obter uma vantagem competitiva.
O termo surgiu com os militares. Muitos dizem que Alexandre, o Grande, nascido em 356 a.C., era um mestre da logística. A prática moderna de gestão da cadeia de suprimentos começou no século 20. As linhas de produção da Ford Motor Company aperfeiçoaram o conceito. Muitos atribuem ao especialista em logística Keith Oliver a criação do termo no início da década de 1980.
A logística é centrada na movimentação e no transporte de mercadorias dentro de uma empresa. A gestão da cadeia de suprimentos supervisiona o desenvolvimento de matérias-primas em produtos acabados que passam do produtor para o fabricante. Essas mercadorias são distribuídas aos varejistas ou diretamente aos consumidores.

Função da Logística na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Na gestão da cadeia de suprimentos, a logística é responsável pelo armazenamento e pela movimentação de mercadorias e serviços, juntamente com os documentos e relatórios que registram essa movimentação ao longo da jornada de um item até o cliente.

Ela inclui os diversos métodos de transporte que levam o estoque de um local para outro. Esse componente é responsável por descobrir onde as mercadorias podem ser mantidas em cada estágio até que sejam necessárias em outro local, o que é essencial para a gestão eficaz da cadeia de suprimentos.

Por Que a Logística é tão Importante para as Cadeias de Suprimentos

A logística é uma parte crítica das cadeias de suprimentos, pois gerencia e monitora as pessoas e os recursos necessários para armazenar e transferir bens e serviços. A logística garante que os materiais e produtos sejam movimentados de forma confiável, no momento certo e dentro do orçamento.

Os aspectos específicos da logística que oferecem suporte às cadeias de suprimentos incluem:

  • Entregar os produtos certos no momento certo.
  • Reduzir custos e melhorar a eficiência.
  • Ajudar a reter clientes e aumentar a fidelidade.
  • Fornecer uma proposta de valor exclusiva para algumas empresas.
  • Proporcionar um meio de entregar bens do local de produção mais econômico até o local do cliente.

Por Que o Treinamento em Logística é tão Importante para as Cadeias de Suprimentos?

O setor de logística está em constante evolução à medida que as tendências dos clientes mudam(opens in a new tab). O treinamento em logística ajuda os funcionários e as suas empresas a se manterem atualizados com as melhores práticas. Isso oferece as ferramentas necessárias para analisar e melhorar a demanda do cliente, o design do produto e as estratégias de distribuição.

Software de
inventário premiado

Tour Gratuito do Produto(opens in new tab)

Por Que Usar a Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos?

A logística e a gestão da cadeia de suprimentos(opens in a new tab) ajudam as empresas a permanecerem competitivas. Essas práticas acompanham e coordenam a movimentação eficiente e econômica de mercadorias e serviços, o que é fundamental para a lucratividade de uma organização.

Componentes Logísticos da Cadeia de Suprimentos

Os componentes logísticos da cadeia de suprimentos ajudam a gerenciar mercadorias ou serviços. Cada elemento ajuda a mover materiais, produtos acabados e serviços por meio das diversas etapas da cadeia de suprimentos.

Veja a Seguir os Componentes Logísticos das Cadeias de Suprimentos:


  • Informações:

    As informações ajudam a rastrear o status dos itens e de todos os processos da cadeia de suprimentos, informando as decisões de negócios em cada etapa.

  • Estocagem:

    A estocagem é a prática de manter suprimentos na quantidade certa e no local certo. As empresas precisam equilibrar a demanda e a oferta para evitar situações de excesso de estoque e falta de produtos.

  • Armazenamento:

    Esse componente controla as operações diárias do armazém, como recebimento, armazenamento, coleta, embalagem, envio e entrega.

  • Manuseio de Materiais:

    O manuseio de materiais pode se referir à movimentação limitada de itens dentro de um edifício ou de um veículo de entrega. Outros estendem a definição para incluir o armazenamento, a segurança e a transferência de mercadorias em todos os processos de fabricação, distribuição e entrega.

  • Empacotamento:

    A embalagem adequada garante que os itens cheguem sem danos e sejam enviados pelo menor custo possível.

  • Individualização:

    A individualização torna os itens eficientes para organizar, transportar e armazenar. Os métodos de individualização também garantem que os equipamentos de manuseio de materiais possam mover itens de forma eficiente e sem danificá-los. O cubo é uma das unidades mais fáceis de armazenar e deslocar, por isso é um tipo popular desse processo.

  • Controle de Estoque:

    O controle de estoque(opens in a new tab) incorpora técnicas de armazenamento para otimizar o tipo, a quantidade e o local do estoque mantido. As empresas podem usar fórmulas de gestão de estoque para calcular melhor a demanda.

  • Transporte:

    Esse componente é responsável por mover mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos ou diretamente para o cliente. Os modos de transporte incluem carros, trens, caminhões, aviões e navios.

O Papel da Logística na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Cadeia de Suprimentos Logística
Planejamento “Controle de inventário de informações”
Fornecimento “Informações sobre manuseio de materiais e transporte”
Manufatura “Informações sobre manuseio de materiais, armazenamento, depósito, embalagem/individualização e transporte”
Entrega “Armazenamento de informações, gestão de inventário, manuseio de materiais, embalagem, transporte”
Devolução “Informações, embalagem/individualização, manuseio de materiais, transporte, armazenamento”

Como a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Logística São Fundamentais para o Sucesso

A gestão da cadeia de suprimentos e a logística oferecem suporte para as necessidades dos clientes e melhoram a experiência de compra. A logística fornece feedback direto sobre a demanda do cliente. A gestão da cadeia de suprimentos usa esses dados para entender o que os consumidores querem e planejar os níveis de produção e estoque.

Uma logística confiável e econômica é a base de uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos. Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada garante que os pedidos sejam atendidos com precisão e dentro do prazo. Como resultado, você poderá atrair novos clientes e aumentar sua receita ao longo do tempo.

Muitas empresas perceberam os benefícios de usar software de gestão da cadeia de suprimentos para ajudar a reduzir as complexidades e desafios. O software pode unificar vários aspectos da cadeia de suprimentos, desde o fornecimento até o planejamento da produção e a gestão de estoques e pedidos, para ajudar as organizações a atender às crescentes expectativas dos clientes e, ao mesmo tempo, manter os custos estáveis. Ele também pode fornecer relatórios detalhados sobre vários aspectos de suas operações para destacar oportunidades de melhorias no processo ou chamar a atenção para possíveis problemas.

Uma empresa transformou seus negócios após adaptar um software de gestão da cadeia de suprimentos. A Green Rabbit, originalmente uma empresa de doces, criou uma cadeia de suprimentos para produtos sensíveis ao calor para ajudar a preservar seus produtos durante o envio. Outras empresas perceberam o potencial, passaram a pagar pelo serviço, e a Green Rabbit se destacou como uma fornecedora líder em logística de cadeia fria(opens in a new tab) para produtos perecíveis. A Green Rabbit recorreu à NetSuite para gerenciar seus negócios em expansão, que inclui três armazéns e uma lista de clientes em crescimento. A solução automatizou diversos processos e agora é possível enviar pedidos a todos os clientes em um dia.