A maioria das empresas busca crescimento contínuo, investindo recursos para entrar em novos mercados, ampliar a base de clientes ou lançar produtos e serviços. Outra estratégia eficaz é a fusão ou aquisição, especialmente por meio da integração horizontal, em que uma empresa se une a outra que atua no mesmo nível da cadeia de valor.

Por exemplo, uma grande rede varejista pode adquirir uma concorrente que oferece produtos similares. Ou um fabricante de automóveis pode se fundir com outro fabricante. Embora envolva desafios, a integração horizontal pode gerar benefícios significativos, como expansão de mercado, redução de concorrência e aumento da eficiência operacional — desde que bem planejada e executada.

O Que é Integração Horizontal?

A integração horizontal é uma estratégia de crescimento empresarial que as empresas buscam para expandir sua presença no mercado. Em uma integração horizontal, uma empresa combina forças com outra empresa que oferece produtos ou serviços semelhantes.

Esse tipo de integração difere da integração vertical, na qual uma empresa se expande upstream ou downstream na cadeia de valor(opens in a new tab), adquirindo empresas em fases anteriores ou posteriores, como um fabricante que adquire um distribuidor ou se funde com um varejista. Em contrapartida, uma integração horizontal envolve a aquisição ou fusão de uma empresa com outra do mesmo setor, no mesmo ponto da cadeia de valor.

infographic erp types of integration
A combinação dos dois negócios normalmente resulta em uma única empresa que vende mais produtos e/ou serviços do que poderiam vender individualmente e, portanto, tem uma função mais dominante no mercado.

Principais Conclusões

  • A integração horizontal ocorre quando uma empresa adquire ou se une com outra do mesmo setor e que atua no mesmo nível da cadeia de valor.
  • As empresas podem buscar a integração horizontal para expandir seus negócios existentes ou impedir que um concorrente ganhe participação de mercado.
  • Os possíveis benefícios da integração horizontal incluem uma posição competitiva mais forte, aumento das receitas, maiores economias de escala, acesso a novos mercados e clientes e diversificação de produtos e serviços.
  • Executar uma integração horizontal bem-sucedida pode ser difícil. Em alguns casos, isso aumenta a complexidade organizacional, cria conflitos internos à medida que as equipes se ajustam às novas formas de fazer negócios e leva a possíveis problemas legais e ao escrutínio regulatório, principalmente se a consolidação resultante do setor correr o risco de criar um monopólio.

Integração Horizontal: O Que É e Como Funciona

A integração horizontal como estratégia de crescimento pode permitir que uma empresa supere os concorrentes e melhore sua posição no mercado, obtenha maiores economias de escala, expanda para novos mercados geográficos, alcance segmentos adicionais de clientes ou adquira linhas de produtos desejáveis, entre outros.

Muitas vezes, no centro da abordagem de integração horizontal está o desejo de neutralizar a concorrência, seja de rivais diretos, novos operadores no setor ou empresas que oferecem produtos e serviços alternativos ou complementares. O objetivo final é uma posição mais forte no mercado e, na melhor das hipóteses, um crescimento lucrativo(opens in a new tab).

Uma empresa pode fazer a integração horizontal de três maneiras:

  • Fusão com Outra Empresa. Nessa abordagem de integração horizontal, duas empresas se unem para criar uma nova organização combinada. Em alguns casos, as marcas individuais permanecem intactas enquanto compartilham operações e recursos comuns; em outros casos, uma marca é absorvida por outra. As fusões geralmente ocorrem entre empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas que têm posições relativamente iguais no mercado. A JetBlue e a Spirit Airlines, por exemplo, anunciaram a fusão em 2022.

  • Aquisição de Outra Empresa. Uma integração horizontal também pode envolver uma empresa comprando e assumindo as operações de outra. A empresa adquirente assume o controle da empresa comprada, integrando funcionários e outros recursos conforme necessário. Os líderes de negócios geralmente buscam integração horizontal por meio de aquisições para obter uma vantagem no mercado. Por exemplo, a Microsoft adquiriu a Activision Blizzard em 2022 para fortalecer sua presença no mercado de games.

  • Expansão Interna. As empresas também podem alcançar a integração horizontal implementando estrategicamente o capital interno para expandir a própria presença no mesmo nível da cadeia de valor. Um fabricante de barrinhas de proteína pode querer expandir para a produção de refrigerantes, por exemplo.

Benefícios e Desvantagens da Integração Horizontal

A integração horizontal por aquisição ou fusão(opens in a new tab) pode oferecer vários benefícios para as empresas, desde maior acesso a novos mercados até uma posição competitiva mais forte no mercado. Alguns dos benefícios mais significativos associados à integração horizontal incluem:

  • Concorrência Reduzida. A integração de duas ou mais empresas geralmente resulta em menos concorrência e maior consolidação do setor. Em alguns casos, uma empresa pode adquirir ou se fundir com um concorrente direto, reduzindo a concorrência por produtos ou serviços.
  • Maior Participação de Mercado. A integração horizontal eficaz pode resultar em maior participação de mercado para a empresa combinada, pois muitas vezes expande o número de produtos e serviços oferecidos.
  • Base de Clientes Ampliada. Quando as empresas se unem em um esforço de integração horizontal, cada uma traz seus próprios clientes. Se as duas empresas tiverem pouca sobreposição de clientes e conseguirem mantê-los durante a transação estratégica, a entidade integrada geralmente desfrutará de uma base de clientes muito maior. Uma integração horizontal também pode abrir oportunidades para a venda cruzada de novos produtos ou serviços para clientes existentes, aumentando a lucratividade.
  • Aumento da Receita. As empresas que buscam integração horizontal e são capazes de aumentar sua participação de mercado e a base de clientes também observarão um aumento nas receitas.
  • Eficiência Aprimorada. A integração horizontal pode capacitar as empresas a reduzir os custos gerais compartilhando recursos de tecnologia, marketing, pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e distribuição. A empresa integrada também pode ser capaz de produzir um número maior de produtos ou serviços de forma mais econômica do que as duas empresas conseguiriam fazer sozinhas.
  • Maior Diferenciação de Produtos e Serviços. Uma empresa pode se integrar a outro negócio que venda produtos ou serviços diferentes ou complementares, expandindo seu portfólio de ofertas.
  • Acesso a Novos Mercados. Uma empresa pode se fundir ou adquirir outra organização que opere em mercados geográficos diferentes, que ofereça canais de distribuição aprimorados ou atenda a um segmento adicional do mercado.
  • Maior Poder de Mercado. A empresa criada por meio da integração horizontal pode ter mais influência no mercado com fornecedores, parceiros, distribuidores e clientes.

Apesar das oportunidades de crescimento e expansão rentáveis, os líderes empresariais talvez queiram avaliar várias possíveis desvantagens da integração horizontal. Elas incluem:

  • Desafios de Integração Operacional. Combinar duas empresas, principalmente de grande porte, não é uma tarefa fácil. A integração de operações corporativas, tecnologias, processos e pessoas pode ser confusa e resultar em rotatividade de funcionários e de clientes, além de perda de valor. Em alguns casos, os esforços para unir duas empresas podem encontrar problemas ou falhar por completo.
  • Conflitos de Liderança ou Cultura. Estilos de liderança, culturas empresariais e normas organizacionais muito diferentes podem dificultar a integração horizontal ou, em alguns casos, anular o esforço.
  • Flexibilidade Reduzida. À medida que as organizações crescem, elas podem se tornar menos adaptáveis às mudanças no mercado. As grandes organizações podem ser menos ágeis e menos capazes de inovar do que as menores. Por exemplo, uma empresa menor pode ser mais fácil de gerenciar e pode trazer inovações para o mercado mais rápido do que uma empresa maior.
  • Problemas Regulatórios e Legais. Embora o objetivo da integração horizontal seja, às vezes, absorver a concorrência, a consolidação generalizada do setor pode levar a comportamentos monopolistas, como a manipulação de preços e opções limitadas para os consumidores. Os líderes empresariais envolvidos na integração horizontal devem considerar quaisquer desafios legais e regulatórios que possam surgir da integração, bem como os possíveis custos ao abordá-los.
  • Expectativas Frustradas. Os benefícios antecipados da integração horizontal podem nem sempre se materializar, e economias de escalas superestimadas podem não gerar as economias previstas para a organização integrada. Na pior das hipóteses, uma integração horizontal malsucedida pode destruir valor para as organizações envolvidas.

Integração Horizontal X Aliança Horizontal

É possível que uma empresa obtenha alguns dos benefícios da integração horizontal sem se fundir ou adquirir outra empresa. Uma aliança horizontal entre empresas que operam no mesmo nível dentro de uma cadeia de valor do segmento, também conhecida como cooperação horizontal, pode permitir que as empresas se unam de maneiras mutuamente benéficas.

Com uma aliança horizontal, as empresas estabelecem um contrato estratégico para colaborar em um certo nível, mas, ao contrário da integração horizontal, cada participante continua operando como uma empresa independente. As empresas em uma aliança horizontal trabalham juntas para melhorar sua posição no mercado, por exemplo, ao se unir para fornecer produtos ou serviços complementares aos clientes; buscando economias de escala em um determinado aspecto dos negócios, como logística ou distribuição(opens in a new tab); ou colaborando no desenvolvimento ou na definição de padrões de um produto inovador.

Por exemplo, em 2015, a marca e varejista de moda feminina Lilly Pulitzer forjou uma aliança estratégica com a Target para vender edições mais acessíveis e limitadas de suas roupas. A Lilly Pulitzer conseguiu expandir seu alcance e reconhecimento de marca, e a gigante do varejo obteve um aumento na percepção de valor de sua marca e muita repercussão, esgotando as peças em tempo recorde. Em 2022, a Fox Post Production Services em Hollywood, na Califórnia, assinou uma parceria horizontal com o Formosa Group, um estúdio de pós-produção especializado em áudio. A aliança horizontal reuniu o talento criativo de áudio da Formosa e as instalações de som de alta qualidade da Fox, proporcionando mais oportunidades de negócios para ambas as empresas.

Integração Horizontal X Integração Vertical

A integração horizontal e a integração vertical(opens in a new tab) são as duas maneiras pelas quais uma empresa pode expandir sua presença corporativa adquirindo uma ou mais empresas. No entanto, cada estratégia de integração adota uma abordagem distinta e envolve diferentes objetivos, benefícios, desvantagens e possíveis resultados.

Integração Horizontal X Integração Vertical

Integração Horizontal Integração Vertical
Direção A integração ocorre horizontalmente em um nível específico dentro de uma cadeia de valor. Por exemplo, um varejista pode adquirir outro varejista ou dois fornecedores podem se fundir. A integração ocorre verticalmente quando uma empresa se expande upstream ou downstream em uma cadeia de valor. Por exemplo, um fabricante adquire um fornecedor ou se funde com um varejista upstream.
Semelhanças/Diferenças das Empresas Envolvidas As empresas envolvidas oferecem produtos e serviços iguais ou semelhantes no mesmo nível da cadeia de valor. As empresas envolvidas operam em diferentes níveis da cadeia de valor.
Objetivo Principal Crescimento e expansão do modelo de negócios existente e participação de mercado no mesmo nível da cadeia de valor. Crescimento e expansão dos negócios upstream ou downstream na cadeia de valor.
Possíveis Benefícios Maior participação de mercado, base de clientes e expansão de produtos. Maior eficiência. Aumento da receita. Economias de escala, melhor sincronização de oferta e demanda. Maior controle da cadeia de suprimentos e potencialmente maior satisfação do cliente.
Possíveis Desvantagens Flexibilidade reduzida. Problemas de integração. Questões legais. Análise regulatória. Conflitos culturais. Despesas de capital iniciais significativas. Questões legais/regulatórias. Potencial para flexibilidade reduzida em parcerias comerciais.
Impulsionamento A estratégia pode impulsionar o poder e o controle de uma organização no mercado. A estratégia pode impulsionar o poder e o controle de uma empresa em uma cadeia de valor ou setor.
A integração horizontal e a integração vertical são dois métodos para expandir os negócios, sendo que cada estratégia apresenta suas vantagens e desvantagens.

A distinção mais óbvia entre integração horizontal e integração vertical é a direção em que a integração se move. A integração horizontal tem esse nome porque envolve a expansão do alcance de uma empresa dentro do seu nível existente em uma cadeia de valor do setor. Por exemplo, um escritório de advocacia que adquire outro escritório de advocacia, ou um fabricante de semicondutores que se funde com uma empresa que fabrica chips. A integração vertical, por outro lado, ocorre quando uma empresa se conecta com uma empresa que opera mais upstream ou downstream na cadeia de valor, como um fabricante que se funde com um fornecedor ou une forças com um varejista para vender seus produtos diretamente aos clientes.

A integração horizontal e a integração vertical envolvem crescimento e expansão, mas os objetivos são diferentes. Quando ocorre a integração horizontal, uma empresa tem como objetivo aumentar sua posição dentro de seu segmento atual da cadeia de valor, visando uma fatia maior do mercado; uma oportunidade de expandir a base de clientes, a presença geográfica ou a combinação de produtos, ou buscando uma chance de limitar a concorrência. Com a integração vertical, o objetivo é crescer além de sua competência principal atual e adquirir uma posição mais acima ou abaixo na cadeia de valor com o objetivo de obter maior controle ou visibilidade.

Exemplos de Integração Horizontal

A maioria das fusões e aquisições que ocorrem entre empresas do mesmo setor são consideradas integrações horizontais. Bem-sucedidas ou não, elas têm sido observadas em diversos setores. Alguns exemplos recentes e conhecidos incluem:

2022: Proposta de Fusão da JetBlue com a Spirit Airlines

Com oportunidades limitadas de expansão rápida no setor aéreo, a fusão poderia aumentar a capacidade das duas companhias aéreas de competir frente a frente com as maiores empresas da área. As autoridades da JetBlue disseram que esperam que a fusão proposta com a transportadora aérea Spirit Airlines resulte em uma economia anual de US$ 700 milhões e estimam que as companhias aéreas combinadas possam gerar uma receita de cerca de US$ 11,9 bilhões por ano.

2019: Aquisição da 21st Century Fox pela Walt Disney Company

Anunciada em 2017 e finalizada mais de um ano depois, o objetivo da Disney com a compra de US$ 52,4 bilhões era aumentar o conteúdo e os produtos de entretenimento da empresa, ampliar as ofertas de streaming direto ao consumidor e expandir internacionalmente. A Disney já havia concluído uma integração horizontal (via aquisição) com a Pixar em 2016.

2016: Aquisição da Starwood Hotels & Resorts pela Marriott International

Quando a Marriott pagou US$ 13 bilhões pela rival Starwood, ela criou a maior empresa de hotelaria do mundo. A integração horizontal combinou a forte presença da Marriott nos segmentos de luxo, convenções e resorts do setor de hotelaria com a presença internacional mais ampla da Starwood. A mudança foi considerada um sucesso, resultando em mais opções para os consumidores, mais oportunidades para os funcionários e mais valor para os acionistas.

2015: Fusão da Heinz com a Kraft Foods

A integração horizontal da Kraft Foods e da Heinz, em um acordo avaliado em US$ 46 bilhões, criou uma das maiores empresas da indústria alimentícia do mundo. Mas os resultados não foram tão bons assim. De acordo com um artigo de 2019 do New York Times, a empresa pós-fusão enfrentou queda nas vendas, ações judiciais de acionistas, demissões e dúvidas sobre suas práticas contábeis.

2012: Aquisição do Instagram pelo Facebook (Meta)

A lógica por trás da aquisição de bilhões de dólares pelo Facebook da plataforma de rede social de compartilhamento de fotos já é uma história antiga: o Instagram estava se tornando uma ameaça competitiva. A empresa pagou um preço alto para neutralizar a concorrência, mas a estratégia teve suas recompensas. Em 2022, o Instagram foi responsável por 41,5% das receitas do Facebook, já que as receitas de anúncios superaram as do Facebook, que estavam em declínio.

2008: Aquisição da Jaguar Land Rover pela Tata Motors

O setor automotivo está repleto de histórias de esforços de integração horizontal frustrados, como a compra da Chrysler pela Daimler-Benz. Mas, a aquisição da marca de luxo britânica Jaguar Land Rover pela Tata Motors, uma integração na qual os especialistas do setor duvidaram no início, provou ser uma das mais bem-sucedidas da indústria. A Tata Motors, da Índia, supervisionou a recuperação da JLR e se beneficiou de suas fábricas na Europa, bem como da implementação dos centros de P&D de última geração da JLR em seus principais negócios.

2005: Aquisição da Gillette pela Procter & Gamble

A gigante de bens de consumo embalados P&G concluiu sua maior aquisição até o momento ao fechar a compra da Gillette por US$ 57 bilhões. Os especialistas apontam essa fusão horizontal como um excelente exemplo de como a estratégia pode proporcionar economias de escala, uma vez que a entidade combinada conseguiu reduzir significativamente os custos de pesquisa, desenvolvimento e marketing de seus produtos.

Infográfico ERP Integração Horizontal ao Longo dos Anos
A integração horizontal envolve a união de duas empresas na mesma fase em uma cadeia de suprimentos ou valor. A integração vertical se refere à união de empresas em diferentes estágios de uma cadeia de suprimentos.

É Hora de Fazer a Integração Horizontal? Seus Dados do NetSuite Podem Te Dizer

Quando se trata de decidir sobre a integração horizontal, o Business Intelligence, apoiada pela coleta e análise de dados corporativos, pode orientar a tomada de decisões, oferecendo maior visibilidade sobre oportunidades de aquisição e fusão e permitindo que as equipes negociem os melhores termos para aumentar o sucesso das integrações.

As empresas que implementam o software de planejamento de recursos empresariais (ERP) que reúne dados financeiros, operacionais e outros pertinentes têm uma vantagem na avaliação de integrações horizontais. Essas empresas são capazes de coletar e analisar dados e insights em várias funções de negócios para ajudar os líderes a determinar em conjunto quais oportunidades de integração horizontal fazem sentido para a empresa. Além disso, aquelas que investiram em sistemas corporativos baseados em nuvem estão preparadas para transições de integração horizontal mais fluidas.

O NetSuite ERP é uma solução integrada de gestão empresarial baseada na nuvem, que oferece às empresas visibilidade em tempo real sobre o desempenho operacional e financeiro em uma única suíte de aplicações. Manter os dados de contabilidade, estoque, produção, cadeia de suprimentos e operações de armazém em um único local ajuda os tomadores de decisão a identificar novas oportunidades de integração horizontal, além de medir e analisar melhor o desempenho após uma fusão ou aquisição horizontal.

A integração horizontal pode permitir o crescimento das empresas em todos os setores, mas a integração horizontal bem-sucedida está longe de ser uma garantia. Isso exige que os líderes empresariais identifiquem as melhores estratégias para integrar operações, alinhar culturas organizacionais e harmonizar estilos de liderança. Além disso, precisam lidar com possíveis questões jurídicas e atender aos requisitos regulatórios, enquanto se dedicam a implementar os objetivos estabelecidos para a fusão ou aquisição proposta. No entanto, quando a estratégia tem um bom planejamento e é bem executada, a integração horizontal pode oferecer às empresas a capacidade de expandir, diversificar e otimizar de forma que talvez não seria possível se o fizessem sozinhas. As empresas com alta visibilidade do próprio desempenho e de seus objetivos, juntamente com o acesso à análise de dados integrada, estarão mais bem preparadas para explorar as oportunidades e colher os benefícios da integração horizontal.

Perguntas Frequentes sobre a Integração Horizontal

Quais são os diferentes tipos de integração horizontal?

Uma empresa pode se integrar horizontalmente por meio da aquisição ou fusão com uma empresa semelhante no mesmo nível da sua cadeia de valor. As empresas também podem formar parcerias estratégicas, chamadas de alianças horizontais, que podem oferecer benefícios semelhantes, permitindo que ambas as empresas continuem operando de forma independente.

Quais empresas estão integradas horizontalmente?

Muitas fusões e aquisições são exemplos de integração horizontal, em que uma empresa se une ou adquire outra empresa semelhante, que opera no mesmo nível em uma cadeia de valor de um determinado setor. Como, por exemplo, um varejista de roupas femininas que adquire outro varejista ou uma companhia aérea que se funde com outra companhia aérea. Alguns exemplos recentes e bem conhecidos incluem a aquisição da 21st Century Fox pela Walt Disney Company, a aquisição da Starwood Hotels & Resorts pela Marriott International e a aquisição do Instagram pelo Facebook (Meta).

Por que as empresas fazem integração horizontal?

A integração horizontal ocorre quando uma empresa adquire um concorrente ou um negócio relacionado, expandindo sua presença em sua competência principal. O principal objetivo da integração horizontal é normalmente um objetivo estratégico para expandir dentro de uma área específica de uma cadeia de valor para dominar a concorrência. Por exemplo, um varejista de calçados pode comprar outra rede de lojas de calçados para eliminar a concorrência, expandir para novos mercados geográficos, adquirir mais clientes ou aumentar as vendas. Outros benefícios da integração horizontal podem incluir maior poder de mercado sobre distribuidores ou fornecedores, maior diferenciação de produtos ou serviços e maiores economias de escala.

O que é integração vertical e horizontal?

A integração vertical envolve a aquisição de um componente fundamental da cadeia de suprimentos de uma empresa, seja upstream ou downstream da sua própria competência principal. Por exemplo, um fabricante pode adquirir uma empresa de varejo para controlar não apenas o processo de produção de determinados produtos, como bolsas de grife, mas também as vendas. As empresas buscam a integração vertical por vários motivos, incluindo o potencial de maior controle, redução de custos ou melhores margens de lucro. Quando uma empresa assume uma etapa upstream, como uma empresa de manufatura que assume o fornecimento de matérias-primas, a empresa está concluindo uma integração reversa. Quando uma empresa traz uma etapa de downstream para dentro da empresa, como um fabricante que opta por abrir canais de vendas diretas no varejo ou no comércio eletrônico, a empresa está envolvida em uma integração avançada. Uma empresa também pode buscar uma abordagem de integração equilibrada, expandindo seu alcance em ambas as direções.

A integração horizontal, por outro lado, ocorre quando uma empresa adquire um concorrente ou negócio relacionado, expandindo sua presença dentro de sua competência principal em seu nível atual na cadeia de valor. Uma rede de supermercados pode comprar uma rede rival para eliminar a concorrência, expandir para novos mercados ou aumentar as vendas.

O que seria um exemplo de integração horizontal?

Qualquer aquisição ou fusão envolvendo duas empresas semelhantes ou complementares que operam no mesmo nível em uma cadeia de valor é um exemplo de integração horizontal. Embora as formas rudimentares de integração horizontal provavelmente sejam anteriores aos relatos registrados, os historiadores corporativos costumam apontar para a fusão da Carnegie Steel, de Andrew Carnegie, com várias outras empresas siderúrgicas de propriedade do banqueiro JP Morgan, em 1901, para criar a U.S. Steel, como uma ideia inicial da integração horizontal. A megaempresa resultante foi capaz de obter muito mais eficiência e lucratividade do que seus concorrentes. Os exemplos mais recentes incluem a aquisição da 21st Century Fox pela Walt Disney Company, a aquisição da Starwood Hotels & Resorts pela Marriott International e a aquisição do Instagram pelo Facebook (Meta).

Saiba mais sobre as soluções exclusivas que a NetSuite oferece às empresas para acelerar o crescimento com uma suíte unificada para finanças e operações.

Conheça os benefícios