O Venture Capital(opens in a new tab) é um dos métodos de financiamento mais procurados pelos empreendedores(opens in a new tab). Para obtê-lo, geralmente é necessário um processo longo e complexo, portanto, é aconselhável ter uma ampla compreensão dele antes de começar.

Fizemos a parte mais maçante para você e desenvolvemos um ebook chamado "Como obter financiamento de Venture Capital" , que apresenta o processo completo e é pensado nos iniciantes. Esse recurso gratuito é uma leitura obrigatória para qualquer empresário que esteja buscando obter um financiamento de Venture Capital. A seguir, destacamos as conclusões mais importantes do ebook.

1. Entenda o que é Venture Capital em estágio inicial.

Empresários definem o Venture Capital(opens in a new tab) da seguinte forma:

“Fundos que entram em uma empresa, geralmente durante o processo pré-IPO, na forma de um investimento em vez de um empréstimo. Controlados por um indivíduo ou por um pequeno grupo conhecido como capitalistas de risco (VCs), esses investimentos exigem uma alta taxa de retorno e são garantidos por uma posição de propriedade substancial na empresa.”

Em termos mais simples, as instituições de Venture Capital investem em empresas em troca de participação acionária no negócio, com a esperança de obter um retorno positivo sobre o investimento. Os investidores institucionais e privados são a principal fonte de dinheiro de Venture Capital. Em geral, esses investimentos são parcerias de longo prazo entre empresas e instituições de Venture Capital.

2. Determine se a sua empresa está pronta para buscar financiamento de Venture Capital.

O momento certo para abordar os investidores é diferente para cada empresa. É possível atrair um parceiro de Venture Capital com apenas uma ideia, mas a maioria dos negócios é concluída depois que uma empresa tem três itens concretos:

  • Uma equipe fundadora
  • Um produto mínimo viável (MVP)
  • Clientes

O VC é voltado para empresas que são projetadas para crescer rapidamente e têm altos custos de inicialização. Para ter a melhor chance de obter financiamento de Venture Capital, é necessário ter uma ideia inovadora – de preferência em um setor no qual existem investimentos pesados com recurso aos VCs, como tecnologia – e uma equipe de gerenciamento impressionante.

3. Crie um pitch deck e uma apresentação.

Se você espera levantar dinheiro de uma empresa de Venture Capital, um pitch deck sólido será o seu cartão de visita e o ponto de partida da maioria das reuniões de apresentação.

Um pitch deck é uma apresentação que fornece uma visão geral do seu negócio. Ele pode apresentar insights sobre seu produto ou serviço, modelo de negócios, oportunidade de mercado, necessidades de financiamento da empresa e sua equipe de gerenciamento.

Um pitch deck deve ser breve, conciso e conter os seguintes elementos:

  • Equipe de gerenciamento
  • Desafio e solução do mercado
  • Progresso da empresa
  • Valor do investimento
  • Dados financeiros da empresa

4. Encontre o VC certo para financiar sua empresa.

Todas as instituições de Venture Capital têm um foco específico em relação aos tipos de empresas que financiam: elas podem investir principalmente em software, produtos de consumo, fintech, tecnologias sustentáveis, IA(opens in a new tab) ou qualquer outra categoria de negócios. E cada empresa se concentra em diferentes estágios de investimento (semente, estágio inicial, Série A, Série B, Série C e assim por diante). Portanto, a primeira etapa para entrar em contato com os investidores é a pesquisa.

Quando você tiver uma lista de investidores a serem abordados, é hora de marcar as reuniões. Você tem duas oportunidades para fazer conexões: uma apresentação de alguém de sua rede ou um e-mail frio para um parceiro de Venture Capital.

5. Domine o termo de condições do VC.

Um termo de condições(opens in a new tab) como “uma lista não vinculativa de termos preliminares para financiamento de VC”, de acordo com o dicionário. A CB Insights refere-se a ele(opens in a new tab) como “o primeiro documento real que um fundador vê de um VC quando ele decide que está interessado em investir”.

Há três seções principais de um termo de condições:

  • A seção referente ao financiamento estabelece as diretrizes financeiras do investimento proposto. Ela descreve quanto dinheiro a empresa de VC está oferecendo para investir e o que ela quer da sua empresa em troca.
  • O principal objetivo da seção de governança corporativa é definir a distribuição de poder entre fundadores e investidores no que se refere às decisões da empresa.
  • A seção de liquidação e saída descreve o que acontecerá com os investidores e acionistas se sua empresa for liquidada, dissolvida ou vendida. Ela define quem é pago primeiro e destaca quaisquer preferências específicas dadas aos investidores.

6. Conclua a due diligence e feche o negócio.

Como fundador, você pode aumentar suas chances de fechar um negócio com VCs preparando-se bem para a due diligence, ou o processo pelo qual os investidores “ informações necessárias sobre os riscos reais ou potenciais envolvidos em um investimento”. Você também pode analisar os motivos pelos quais os negócios geralmente não dão certo e tomar medidas proativas para incentivar o fechamento.

O estágio final de um acordo de financiamento de VC é o momento de alinhar suas equipes internas, a empresa de capital de risco e seus consultores jurídicos. Durante esse período, os fundadores devem cumprir rapidamente os compromissos com os investidores e fornecer informações precisas sobre suas empresas.

Ferramentas essenciais para atração de investimentos de Venture Capital

  • Automatização financeira: Implementar a automatização financeira pode ajudar a preparar relatórios financeiros detalhados e precisos para apresentar aos investidores de Venture Capital.
  • ERP em nuvem: Adotar um ERP em nuvem permite organizar e acessar os dados da sua empresa de maneira eficiente, facilitando o processo de due diligence.
  • Conformidade fiscal: Garantir a conformidade fiscal desde o início do negócio pode aumentar a confiança dos investidores e facilitar o processo de financiamento.
  • Implantação rápida: Escolher soluções que oferecem implantação rápida pode acelerar o preparo da sua empresa para receber investimentos de Venture Capital.